10/05/2012 - 14º dia de viagem
O encontro que tivemos em Bayamo com Rosmery secretaria general de la Federación de Mujeres Cubanas em Granma facilitou muito a nossa viagem, tanto pelas indicações que nos deu sobre locais de hospedagem, restaurantes bem como pelos contatos com outras pessoas para as quais nos encaminhou. Em Bartolomé Masó, por exemplo, ela indicou o hotel em que ficamos e nos encaminhou ao comandante da Comandancia de la Plata - Osmar, que gentilmente nos serviu de guia na visita à Sierra Maestra.
Osmar é um internacionalista: em seu jipe as bandeiras da Venezuela e da Frente Sandinista de Libertação Nacional |
O jipe UAZ já na Sierra Maestra |
erro, deveríamos ter saído por volta das 06:00 pois a ida a Sierra Maestra exige bastante tempo. Na hora marcada Osmar chegou dirigindo um jipe russo UAZ. Embarcamos e fomos abastecer e em seguida pegamos a estrada em direção ao Parque Nacional Turquino - visitar a Comandancia de la Plata - quartel general da guerrilha comandada por Fidel Castro na Sierra Maestra.
A estrada que leva ao Parque Nacional Turquino é tão íngreme que o concreto (na subida da serra não é usado asfalto mas concreto) possuir em toda a extensão frisos (grooving) semelhantes aos adotados em pistas de pouso de aeronaves, como pode ser observado nesta foto tomada no momento em que Osmar ligava a tração 4x4 e a reduzida do jipe para enfrentarmos o trecho de subida mais severo.
Por ser uma serra, a subida não é feita de forma constante, chega-se ao Parque Nacional por uma sucessão de subidas e descidas que vão ficando cada vez mais acentuadas. No trajeto registramos uma curiosidade: um morador local que estava subindo a serra e usava um carrinho de rolimã - nos trechos de subida carregava o carrinho e nas descidas economizava esforço descendo sentado no carrinho pois as laterais da pista - espécie de pequeno acostamento - não possuem frisos.
Registramos em vídeo alguns momentos do deslocamento até a Sierra Maestra:
O percurso entre o hotel e o estacionamento no Parque Nacional -
aproximadamente 40 Km - levou 1 hora e 15 minutos (contando com o tempo
parado para abastecer - não mais que 15 minutos) a estrada apresentava
bom estado de conservação e o jipe desenvolvia uma velocidade razoável quando trafegava no plano.
Em próxima postagem: A Comandancia de la Plata, os custos deste percurso e dicas para quando você for.
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