Páginas

Livro: Viver em Cuba - Uma Experiência Inesquecível

Viver em Cuba Uma Experiência Inesquecível
Livro escrito por Josina Maria Albuquerque, que, em apenas 98 páginas, descreve sua experiência durante 14 anos de exílio em Cuba após a implantação da ditadura militar em 1964 no Brasil.
Na sua estada em Cuba Josina teve uma rica experiência: participou do trabalho voluntário no corte de cana; foi professora no Instituto Pedagógico Makarenko; recebeu o diploma de mérito "Trabalhador Excelente"; trabalhou como intérprete; foi integrante do CDR (Comitê de Defesa da Revolução) e da Federação de Mulheres Cubanas; foi Assessora Nacional no Ministério de Educação tendo organizado o primeiro programa de Moral Socialista. Dos 14 anos dedicou 10 ao trabalho com Educação. Nelson Werneck Sodré, ao apresentar o livro destacou:
"Muitos livros sobre Cuba foram escritos e provavelmente outros serão escritos ainda. O livro da professora Josina, entretanto, distingue-se claramente dos demais. Os depoimentos das pessoas que, tendo conhecido a experiência cubana, no início ou depois, sentiram-se compelidos a falar sobre ela, foram muitos e variados, a começar pelo de Sartre, para mencionar o autor mais notório. Acontece que o livro de Josina se diferencia dos demais por uma característica de muita importância: todos os outros, entre os quais há excelentes depoimentos, todos ficaram marcados pelo fato de que os seus autores viram a revolução cubana por fora. Isto é, depois de  alguns dias de permanência na Ilha, percorrendo-a e vendo as realizações da revolução ali, esses autores apresentaram os seus depoimentos, alguns com um rigor interessante, outros com o tom apologético logo perceptível.
O caso do livro de Josina é diferente: é o depoimento de quem viveu em Cuba, de quem, portanto, viu a revolução por dentro. De quem, superiormente, conheceu todos os problemas ali ocorridos e, mais que isso, de quem os sofreu. Ninguém, que eu conheça, escreveu um depoimento sobre Cuba com tais características. A experiência humana e prática da autora não encontra, realmente, paralelo. Trata-se de alguém que viu tudo e que, como razão suprema, sabia ver. Na verdade, ela teve "uma experiência inesquecível", porque foi uma daquelas pessoas que, tendo sido ali acolhida, ajudou, na medida das suas possibilidades, a construir o edifício.
Creio que todos deveriam ler esse livro. Nada melhor do que esta afirmação define, o seu valor: é um livro muito importante. Não pode deixar de ser lido."

Nenhum comentário :