06/05/2012 - 10º dia de viagem
Hotel Gibara (foto da internet) |
Chegando a Gibara, enquanto Araújo e Jayme ficaram tomando umas cervejas no bar do Hotel Gibara, as companheiras de viagem foram circular pela cidade à procura de uma pousada. Como sempre a preferência era pela hospedagem em casas de cubanos, uma forma mais agradável e, quase sempre, mais econômica de estadia, além de propiciar um convívio mais intenso com a população local. Nos hotéis você é apenas mais um entre vários hóspedes, já em uma casa você é "o hóspede".
Odalis, uma das donas do Hostal |
Depois de aproximadamente 1 hora as companheiras voltaram informando que já haviam localizado uma excelente casa que com instalações para hospedar todo o grupo. Nos dirigimos então para o Hostal Los Hermanos. Habitação para 2 pessoas 20 CUC.
[Calle Cespedes, 13 e/ J. Peralta y L. Caballero - tel (53+10124) 844542 - email: odalisgonzalesgurri -@- gmail.com].
As mulheres, alegando o adiantado da hora, propuseram primeiro almoçar e depois retirar as bagagens do carro. Os homens (sem saber em que fria estavam se metendo) aceitaram prontamente. O Hostal serviu um
delicioso almoço com camarão, lagosta regado a mojitos e cervejas.
Terminado o almoço hora de pegar as malas no carro que havíamos deixado estacionado na frente do Hostal Los Hermanos.
Para surpresa nossa ao abrir o porta malas....
nada havia em seu interior. |
Nossa primeira reação: roubaram as malas! A dona da pousada entrou em casa e voltou dizendo que telefonou para a PNR (Polícia Nacional Revolucionária) e de que a mesma já estava a caminho. O grupo começou a discutir o que fazer. Rosa a se lamentar que todo seu dinheiro estava na mala junto com os passaportes e tudo o mais. Quando de repente as mulheres, inclusive a dona da pousada, caíram no riso. Tudo não passava de uma pegadinha. No momento que acertaram a hospedagem as malas haviam sido retiradas e já colocadas nos quartos. Foi a vingança pelo fato dos homens terem ficado bebendo cerveja e deixado às mulheres a tarefa de encontrar alojamento.
Passado o susto resolvemos ir conhecer a praia de Caletones pois desejávamos tomar um banho de mar. Caletones é uma praia que se encontra dentro de uma reserva ecológica e "era" conhecida pelas suas areias brancas e finas.
Playa Caletones: ao fundo a cidade de Gibara |
Soprava um vento frio. Antes areia branca e fina, agora pedras |
Dissemos "era" por que o furacão que passou pela região em 2008 levou
embora toda a areia desta praia, restando apenas um solo de pedras
Desistimos do banho de mar. Como não estávamos com um guia e não sabíamos a localização das piscinas naturais formadas pelo desmoronamento de galerias subterrâneas e que são uma atração turística, resolvemos ir à procura de outra praia que não tivesse sido devastada pelo furacão.
Após um percurso de carro, encontramos uma praia com areia. Mas o vento frio - já eram quase 19 horas - não animava nem as cubanas a entrarem na água, quanto mais 5 nordestinos acostumados às águas quentes do mar que banha o nordeste do Brasil.
Encontramos uma carcaça de um velho navio jogado sobre as pedras.
Desistimos do banho de mar e circulamos um pouco pela região registrando imagens da inclemência do tempo sobre o meio ambiente e as habitações. O que mostraremos em próxima postagem.
Fotos do Hostal Los Hermanos
Para maiores informações consulte:
Nenhum comentário :
Postar um comentário