Páginas

Santa Clara, Monumento a El Vaquerito

04/05/2012 - 8º dia de viagem

1) A Cidade de Santa Clara

  • Localização: centro do país, capital da província Villa Clara;
  • Data da fundação: 15 de julho de 1689;
  • População: 236.467 habitantes (2011);
  • Distância de Havana: 286 Km pela Autopista Nacional; Distância realmente percorrida: 547 Km;

2) Santa Clara no cenário da Revolução Cubana

Palco de ações marcantes no curso da guerra revolucionária contra a tirania de Batista, destacando-se a Batalha de Santa Clara - combate chefiado por Che Guevara entre 15 de dezembro de 1958 e 1 de janeiro de 1959. A queda de Santa Clara ocorreu no mesmo dia do triunfo da revolução.
Dentre os sítios históricos destacam-se:
  1. O Conjunto Escultórico Memorial Comandante Ernesto Che Guevara;
  2. O monumento ao capitão Humberto Rodríguez, El Vaquerito;
  3. O Hotel Santa Clara Libre 

3) A Viagem

Chegamos a Santa Clara às 15:30 e procuramos hospedagem no casco histórico. Nem sempre a sinalização das vias de acesso às cidades cubanas são suficientes, mas neste caso tivemos sorte, encontramos logo uma placa indicativa e não precisamos pedir informação - coisa que os cubanos fornecem de bom grado.





Não conseguimos hospedagem em uma mesma casa. Fernando e Lucimar ficaram na casa à direita (as anotações perderam-se na viagem)

Abaixo fotos das pousadas:

Os demais pernoitaram na casa Maria na rua Luiz Estévez 209 e/Bereguer y Conyedo, tel: (35)(42) 202513, e-mail:  josehdezdiz@gmail.com.Custo da hospedagem: pernoite 25 CUC por casal; café da manhã: 4 CUC por pessoa.

Após instalados fomos ao Parque El Carmen (Parque del Tamarindo), local onde se encontra o Monumento a El Vaquerito e o Monumento às Famílias Fundadoras de Santa Clara.
Monumento a El Vaquerito, Santa Clara, Cuba
Monumento ao El Vaquerito
ao fundo a igreja Ermita Nuestra Señora del Carmen
El Vaquerito, Santa Clara, Cuba
Foto de El Vaquerito

Quem foi El Vaquerito?

Roberto Rodríguez Fernández, foi o chefe do chamado Pelotão Suicida - destacamento de combatentes do Exército Rebelde que era designado para as missões mais perigosas. El Vaquerito ganhou esse apelido, quando entrou na guerrilha em Sierra Maestra, em virtude da sua baixa estatura e de usar um grande chapéu e um par de botas de estilo mexicano, que havia ganho de Célia Sánchez pois havia chegado à serra descalço.

Monumento a El Vaquerito, Santa Clara, Cuba
Detalhe do Monumento ao El Vaquerito








Um fato curioso de sua biografia é que, inicialmente, foi recusada a sua incorporação à guerrilha - devido à sua estatura e ao aspecto doentio. Só conseguiu ser aceito após ter conversado diretamente com Fidel. Começou fazendo serviços de mensageiro e terminou como chefe de um dos mais importantes pelotões da Coluna nº 8 - Ciro Redondo, comandada por Che Guevara, que ao saber da sua morte por um franco atirador da tirania declarou: "Me mataram 100 homens".Nasceu a 7 de julho de 1935 e morreu - com apenas 23 anos - a 30 de dezembro de 1958. Um dia após a sua morte o governo Batista era derrubado e a Revolução vitoriosa.

Monumento às famílias fundadoras de Santa Clara, Cuba
Monumento às Famílias Fundadoras de Santa Clara
ao lado a igreja Ermita Nuestra Señora del Carmen



Monumento às Famílias Fundadoras de Santa Clara. São 18 colunas, em mármore originário da Isla de la Juventud, cada uma representa uma das famílias fundadoras da cidade. No mármore observam-se inúmeras marcas de tiros da Batalha de Santa Clara, pois em frente a esse local funcionava a antiga Chefatura de Polícia, e que foi assaltada pelo Batalhão Suicida comandado por El Vaquerito.



Tamarindo Santa Clara, Cuba, missa
Missa de 15/07/1907
Embaixo de um tamarindo
no pátio da igreja
Tamarindo Santa Clara, Cuba
Fonte:
www.casanovacarlos.blogspot.com.br



Segundo a lenda popular debaixo de um tamarindo que existiu nesse local foi rezada a missa de fundação de Santa Clara.
Do Parque El Carmen se avista o Hotel Santa Clara Libre
Vista do Parque El Carmen, Santa Clara, Cuba
Ao fundo (edifício verde): o Hotel
Santa Clara Libre

Para mais informações consulte:
Casa del Gobernador,  Santa Clara, Cuba, cardápio
Cardápio
(clique para ampliar)
Jantar no Restaurante Casa del Gobernador.
Estávamos procurando um local para jantar quando passamos em frente ao Restaurante de Lujo Casa del Gobernador, na Independencia 62 entre Villuendas y Juan Bruno Zayas. Inicialmente descartamos essa opção pois como a placa indicava "Restaurante de Lujo" fomos em busca de algo mais simples, como não encontramos outra opção por perto voltamos e tivemos uma grata surpresa. Trata-se de um restaurante estatal - não é um paladar - onde os preços praticados são significativamente mais baixos que os dos paladares. O restaurante está instalado em uma construção do ano de 1868 e que foi utilizada como sede do governo da província de 1904 a 1912.
Custo médio do jantar, 9 CUC por pessoa. Bebidas: média 2 CUC por drink.



 Algumas imagens do restaurante:

 

Na continuação: o Memorial a Che Guevara e Os humoristas declaram guerra à guerra.

Nenhum comentário :